Scrum


O QUE É SCRUM

O artigo “The new new product development game” (“O novo jogo do desenvolvimento de produtos“) publicado por Hirotaka Takeuchi e Ikujiru Nonaka na Havard Business Review em 1986 deu origem ao termo Scrum. 

Nesse artigo no capítulo “Moving the Scrum Downfield”, os editores  descrevem uma abordagem holística, baseado na formação do Scrum no ruby para colocar uma bola de volta ao jogo, onde a equipe de projeto é dividida em pequenas equipes multifuncionais trabalhando com um objetivo comum. 

O que é Scrum

Em 1995, a pedido da Object Management Group (OMG), Jeff Sutherland e Ken Schwaber trabalharam juntos para criar uma nova metodologia para desenvolvimento de software, que recebeu o nome de Scrum.  São descritos seis passos que produzem uma dinâmica para o desenvolvimento. 
  1. O proprietário de um produto cria uma lista de desejos priorizada chamado de product backlog.
  2. Durante o planejamento do sprint, a equipe tira um pequeno pedaço do topo da lista de desejos que, um backlog de sprint, e decide como implementar essas peças.
  3. A equipe tem uma certa quantidade de tempo, um sprint, para completar o seu trabalho - geralmente duas a quatro semanas, mas atende a cada dia para avaliar o seu progresso (scrum diário).
  4. Ao longo do caminho, o ScrumMaster mantém a equipe focada em seu objetivo. 
  5. No final do sprint, o trabalho deve ser potencialmente entregável, como em pronto para entregar a um cliente, colocar em uma prateleira da loja, ou mostrar a uma das partes interessadas.
  6. O sprint termina com uma revisão de sprint e retrospectiva.

Dinâmica da metodologia Scrum

De acordo com o site da Scrum Alliance “Scrum é um framework ágil para a conclusão de projetos complexos. Scrum originalmente foi formalizada para projetos de desenvolvimento de software, mas funciona bem para qualquer âmbito, complexo inovador de trabalho. As possibilidades são infinitas. O framework Scrum é enganosamente simples.” 

Ciclo do Scrum de acordo com a Scrum Alliance


O Scrum é composto por pessoas que assumem papéis definidos, artefatos produzidos e cerimônias utilizadas para conduzir a metodologia.


PAPÉIS DO SCRUM

O Scrum ao invés de possuir um gerente responsável direto pelo projeto, é formado por três papéis cada qual com sua devida responsabilidade e que atuam em conjunto com um objetivo comum que seria a entrega da sprint, assim o projeto como um todo vai sendo executado.Os papéis dentro do Scrum são:
Papéis do Scrum

Scrum Master (SM): Ele não tem autoridade sobre o Time ou sobre o PO, mas exerce o papel de líder sem ser um gerente, graças ao fato de ter aoutoridade sobre o processo (COHN, 2011). Deve ter foco na conduta das práticas ágeis, remover possíveis impedimentos e auxiliar a comunicação entre equipe, PO e stackeholders. O Scrum Master é responsável pelo planejamento e trabalha para que a equipe atinja a meta estabelecida.

Product Owner (PO): Representa o “dono do projeto” podendo inclusive ser o próprio, com foco sobre o retorno que o projeto deverá trazer. Portanto o PO tem como missão priorizar os requisitos, planejar releases, cuidar do product backlog e passar a todo o time visão clara e transparente sobre os objetivos e características do software em desenvolvimento. Gerencia escopo, prazo e o retorno do investimento feito pelo cliente (ROI).

Time: Deve ser composto por profissionais multidisciplinares com capacidade tecnica e de auto-gestão para conduzirem o desenvolvimento do projeto. O Time tem como responsabilidade estimar e planejar as sprints, desenvolver o que foi proposto na sprint e informar ao Scrum Master possíveis impedimentos.

Papéis do Scrum

ARTEFATOS DO SCRUM

O Scrum não possui nenhum tipo de template ficando a cargo dos usuários definirem qual o melhor formato para sua necessidade, porém utiliza artefatos que devem ser produzidos durante o uso da metodologia. Entre esses artefatos podemos destacar:

Product Backlog: Lista que contém os requisitos do projeto e que deve ser priorizado e repriorizado pele PO ao longo do desenvolvimento do projeto por meio das histórias de usuários.

Impediment List: lista com os impedimentos do Time que o Scrum Master deverá solucionar.


Sprint Backlog:  atividades selecinadas durante a reunião de planejamento que deverão ser desenvolvidas pelo Time durante a sprint. Normalmente as equipes ágeis utilizam um quadro Kanban para indicar o status das tarefas selecionadas.

Kanban com tarefas Da sprint

Burndown Chart: gráfico utilizado como ferramenta de gestão a vista para avaliar o quanto a Sprint/Product Backlog esta evoluindo.

Gráfico Burndown


CERIMÔNIAS DO SCRUM

A metodologia Scrum é composta por uma série de cerimônias utilizadas para conduzir as atividades que devem ser desenvolvidas.

Sprint Planning Meeting: reunião cujo objetivo é fazer o planejamento da meta a ser alcançada na Sprint, definida entre o PO e o Time.

Daily Meeting: reunião diária normalmente feita em pé com duração máxima de quinze minutos entre o Time, Product Owner e Scrum Master que visa responder as segintes perguntas:

  • O que foi feito desde a última reunião?
  • O que planeja fazer até a próxima reunião?
  • O que esta provocando impedimentos?
Sprint Review: reunião feita ao final da Sprint onde o Time apresenta ao Product Owner os resultados obtidos.

Sprint Retrospective: reunião feita ao final de cada Sprint e que serve para que todos o membros do Time possam avaliar sobre as lições aprendidas. É uma oportunidade para o Scrum Team discutir o que está dando certo e o que não está, e consentir em ações para mudança. Uma abordagem adotada é que todo o time se reuna e discuta o que gostaria de:
  • Começar a fazer
  • Parar de fazer
  • Continuar fazendo

Scrum em menos de 10 minutos



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário