O QUE É SCRUM
O
artigo “The new new product development game” (“O novo jogo do desenvolvimento
de produtos“) publicado por Hirotaka Takeuchi e Ikujiru Nonaka na Havard
Business Review em 1986 deu origem ao termo Scrum.
Nesse artigo no capítulo “Moving the Scrum Downfield”, os
editores descrevem uma abordagem
holística, baseado na formação do Scrum no ruby para colocar uma bola de volta
ao jogo, onde a equipe de projeto é dividida em pequenas equipes
multifuncionais trabalhando com um objetivo comum.
O que é Scrum
- O proprietário de um produto cria uma lista de desejos priorizada chamado de product backlog.
- Durante o planejamento do sprint, a equipe tira um pequeno pedaço do topo da lista de desejos que, um backlog de sprint, e decide como implementar essas peças.
- A equipe tem uma certa quantidade de tempo, um sprint, para completar o seu trabalho - geralmente duas a quatro semanas, mas atende a cada dia para avaliar o seu progresso (scrum diário).
- Ao longo do caminho, o ScrumMaster mantém a equipe focada em seu objetivo.
- No final do sprint, o trabalho deve ser potencialmente entregável, como em pronto para entregar a um cliente, colocar em uma prateleira da loja, ou mostrar a uma das partes interessadas.
- O sprint termina com uma revisão de sprint e retrospectiva.
Dinâmica da metodologia Scrum
De acordo com o site da Scrum Alliance “Scrum é um framework ágil para a conclusão de projetos complexos. Scrum originalmente foi formalizada para projetos de desenvolvimento de software, mas funciona bem para qualquer âmbito, complexo inovador de trabalho. As possibilidades são infinitas. O framework Scrum é enganosamente simples.”
Ciclo do Scrum de acordo com a Scrum Alliance
O Scrum é composto por pessoas que assumem papéis definidos, artefatos produzidos e cerimônias utilizadas para conduzir a metodologia.
PAPÉIS DO SCRUM
O
Scrum ao invés de possuir um gerente responsável direto pelo projeto, é formado
por três papéis cada qual com sua devida responsabilidade e que atuam em
conjunto com um objetivo comum que seria a entrega da sprint, assim o projeto
como um todo vai sendo executado. Os papéis dentro do Scrum são:
Papéis do Scrum
Scrum Master (SM): Ele
não tem autoridade sobre o Time ou sobre o PO, mas exerce o papel de líder sem
ser um gerente, graças ao fato de ter aoutoridade sobre o processo (COHN, 2011).
Deve ter foco na conduta das práticas ágeis, remover possíveis impedimentos e
auxiliar a comunicação entre equipe, PO e stackeholders. O Scrum Master é
responsável pelo planejamento e trabalha para que a equipe atinja a meta
estabelecida.
Product Owner (PO):
Representa o “dono do projeto” podendo inclusive ser o próprio, com foco sobre
o retorno que o projeto deverá trazer. Portanto o PO tem como missão priorizar
os requisitos, planejar releases, cuidar do product backlog e passar a todo o
time visão clara e transparente sobre os objetivos e características do
software em desenvolvimento. Gerencia escopo, prazo e o retorno do investimento
feito pelo cliente (ROI).
Time: Deve ser composto
por profissionais multidisciplinares com capacidade tecnica e de auto-gestão para
conduzirem o desenvolvimento do projeto. O Time tem como responsabilidade
estimar e planejar as sprints, desenvolver o que foi proposto na sprint e
informar ao Scrum Master possíveis impedimentos.
Papéis do Scrum
ARTEFATOS DO SCRUM
O
Scrum não possui nenhum tipo de template ficando a cargo dos usuários definirem
qual o melhor formato para sua necessidade, porém utiliza artefatos que devem
ser produzidos durante o uso da metodologia. Entre esses artefatos podemos
destacar:
Product Backlog: Lista
que contém os requisitos do projeto e que deve ser priorizado e repriorizado
pele PO ao longo do desenvolvimento do projeto por meio das histórias de
usuários.
Impediment List:
lista com os impedimentos do Time que o Scrum Master deverá solucionar.
Sprint
Backlog: atividades
selecinadas durante a reunião de planejamento que deverão ser desenvolvidas
pelo Time durante a sprint. Normalmente as equipes ágeis utilizam um quadro
Kanban para indicar o status das tarefas selecionadas.
Kanban com tarefas Da sprint
Burndown Chart:
gráfico utilizado como ferramenta de gestão a vista para avaliar o quanto a
Sprint/Product Backlog esta evoluindo.
Gráfico Burndown
CERIMÔNIAS DO SCRUM
A
metodologia Scrum é composta por uma série de cerimônias utilizadas para
conduzir as atividades que devem ser desenvolvidas.
Sprint Planning Meeting: reunião
cujo objetivo é fazer o planejamento da meta a ser alcançada na Sprint,
definida entre o PO e o Time.
Daily Meeting: reunião diária normalmente feita em pé com duração máxima de quinze minutos entre o Time, Product Owner e Scrum Master que visa responder as segintes perguntas:
- O que foi feito desde a última reunião?
- O que planeja fazer até a próxima reunião?
- O que esta provocando impedimentos?
Sprint
Review: reunião feita ao final da Sprint onde o Time apresenta
ao Product Owner os resultados obtidos.
Sprint
Retrospective: reunião feita ao final de cada Sprint e que
serve para que todos o membros do Time possam avaliar sobre as lições
aprendidas. É uma oportunidade para o Scrum Team discutir o que está dando
certo e o que não está, e consentir em ações para mudança. Uma abordagem
adotada é que todo o time se reuna e discuta o que gostaria de:
- Começar a fazer
- Parar de fazer
- Continuar fazendo
Scrum em menos de 10 minutos
-
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